Alopecia de Tração – Como Evitar?

Alopecia de Tração – Como Evitar?

Você adora fazer penteados e algumas vezes fica com o couro cabeludo dolorido? Tem costume de usar rabo de cavalo bem apertado? Ou está usando apliques longos que fazem muita tensão nos cabelos?

Cuidado! Tudo o que eu falei acima pode causar o que chamamos de alopecia de tração.

Alopecia de tração é um tipo de perda de cabelo que ocorre como resultado da tensão prolongada ou repetida sobre os fios. Penteados com tração, como tranças, apliques, rabos de cavalo ou coques apertados, podem levar ao desenvolvimento dessa alopecia.

imagem1

É mais frequente nas mulheres de ascendência africana, devido ao uso de penteados com muita tração nesta população. Mas a alopecia de tração pode ocorrer nas crianças ou nos adultos e em qualquer tipo de cabelo.

Nos estágios iniciais, com o tratamento adequado e o fim da tensão nos fios, há crescimento significativo do cabelo nas regiões de alopecia. Mas se a alopecia de tração é de longa evolução, é menos provável que o cabelo volte a crescer por completo. Por isso, é importante prevenir e procurar tratamento nos primeiros sinais dessa alopecia, ok?!

O dermatologista é o profissional que pode diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

Então, aí vão dicas de como evitar a alopecia de tração:

  1. Os penteados devem ser indolores. Um penteado doloroso deve ser removido imediatamente!
  2. Os penteados que causam vermelhidão da pele, espinhas ou a perda de cabelo devem ser removido imediatamente!
  3. Os penteados que tracionam os fios, como tranças, devem ser usados com pouca frequência e por períodos curtos.
  4. Deve-se evitar penteados com tração no cabelo quimicamente relaxado.
  5. Deve-se evitar escovar os cabelos vigorosamente, como no processo de alisamento pelo calor ou químico.

Gostaram das dicas? Até o próximo post!

Você já ouviu falar do Bubble Hair?

Você já ouviu falar do Bubble Hair?

Bubble hair é o nome dado ao cabelo com bolhas.

Você deve estar se perguntando: como seria isso? Então vamos lá…

O Bubble hair é resultado de um dano térmico nos cabelos. Os secadores e chapinhas que operam normalmente a 175° C ou mais são os responsáveis por esse dano. E até mesmo numa temperatura menor, mas com tempo prolongado, como um baby liss a 125 ° C por 1 min também pode induzir ao bubble hair.

As hastes capilares contêm espaços cheios de ar, chamados vacúolos. Os vacúolos podem tornar-se cheios de água quando o cabelo está molhado. Quando aquecemos os fios para secagem e alisamento, o excesso de calor vaporiza a água das hastes, expandindo os vacúolos e formando um estrutura semelhante a uma esponja. Estes cabelos danificados se tornam frágeis, favorecendo a quebra capilar.

COMO EVITAR O “BUBBLE HAIR”?
1.Evite o uso excessivo ou a exposição prolongada do calor ao cabelo. E importante: não use chapinha sobre os cabelos molhados!!!

2.Use sempre um protetor térmico antes de usar o secador, a chapina ou o “babyliss”, assim você equilibra a distribuição do calor nos fios.

3.Hidrate sempre os fios: use máscaras, condicionadores, cremes de pentear. As fórmulas mais novas hidratam sem pesar o cabelo. E aplique-os sempre nas pontas: são as regiões mais frágeis e as que mais necessitam de hidratação.

Seus cabelos estão frágeis? Vá até seu dermatologista: ele pode lhe examinar e diagnosticar o motivo da fragilidade dos seus fios!