A “National Alopecia Areata Foundation” (NAAF) é uma fundação localizada nos Estados Unidos e tem como objetivo apoiar pesquisas para investigação da cura ou tratamento, apoiar os pacientes e educar o público em geral sobre alopecia areata.
Em setembro, a NAAF promove um mês inteiro de conscientização da doença, contribuindo para diminuição do preconceito e auxiliando os pacientes a lidarem com a doença.
O acesso ao site da NAAF é pelo endereço: www.naaf.org. Vale a pena a visita ao site!
Para contribuir com a iniciativa do NAAF, vou responder a 05 perguntas muito comuns sobre a doença:

1.O QUE SERIA A ALOPECIA AREATA?
A alopecia areata é uma doença auto-imune que leva a perda capilar. Nas doenças auto-imunes, o sistema imune cria anticorpos, por engano, contra o próprio corpo e, no caso da alopecia areata, os anticorpos são contra os folículos pilosos. Pode haver perda parcial ou total dos fios do couro cabeludo. Os pelos do corpo também podem ser acometidos pela doença.

2.QUAIS SÃO OS TIPOS DE ALOPECIA AREATA?
Há diferentes tipos de perda de cabelo:
• Alopecia areata em placas (formando áreas arredondadas sem cabelo no couro cabeludo);
• Alopecia totalis (quando há perda de todo o cabelo no couro cabeludo);
• Alopecia universalis (quando há perda de todos os fios do couro cabeludo e do corpo).
A alopecia universalis não acontece em todos. Apenas 5% das pessoas com alopecia areata irão evoluir para perda de todos os pelos do couro cabeludo e corpo.

3.É MAIS COMUM EM HOMENS OU EM MULHERES?
A alopecia areata pode acometer homens e mulheres de todas as raças igualmente. A doença pode ocorrer em qualquer idade, embora a maioria das pessoas desenvolvam alopecia areata, pela primeira vez antes dos 30 anos.

4.QUAL A CAUSA DA ALOPECIA AREATA?
Alopecia areata é resultado da união de fatores: tendência genética + um “gatilho”, que nada mais é que um “impulso” para o desenvolvimento da doença. O estresse pode ser um desses gatilhos para o desenvolvimento da doença, assim como infecções, medicamentos, vacinação. É importante ressaltar que a alopecia areata não é contagiosa!

5.A ALOPECIA AREATA PODE ACOMETER ALGUM ÓRGÃO DO MEU CORPO?
Não! A alopecia areata acomete exclusivamente os pelos do corpo e em alguns casos pode acometer as unhas. Mas, é importante saber que as pessoas com alopecia areata tem um risco maior de desenvolver outras doenças auto-imunes, como a tireoidite de Hashimoto, vitiligo e diabetes tipo 1.

Espero ter contribuído para vocês entenderem um pouquinho mais dessa alopecia!