Dentro do rol das alopecias existem vários tipos de queda de cabelo. O fato é que, algumas têm tratamento e solução, que também recebem o nome de alopecias não cicatriciais e outras são irreversíveis, essas são chamadas de alopecias cicatriciais. Diante disso, é preciso saber qual é o tipo de problema capilar que estamos lidando, vamos entender melhor como funciona tudo isso?
A alopecia cicatricial é uma condição onde ocorre a perda permanente de cabelo devido a danos nos folículos capilares e posteriormente uma substituição por tecido cicatricial. Ou seja, onde antes havia um folículo que produzia cabelo, com o avanço do problema, ele deixa de produzir fios e vira uma cicatriz.
Essa condição é causada por diversos fatores, como inflamação crônica, infecções, queimaduras, lesões traumáticas, condições autoimunes ou alterações genéticas.
Essa característica principal da alopecia cicatricial é detectada somente por meio de um exame que se chama Tricoscopia (exame de análise do couro cabeludo não invasivo). Quem faz esse exame é o Tricologista e durante a análise é possível verificar se existe a presença de cicatrizes na área afetada, o que poderia impedir o crescimento do cabelo. Dependendo da gravidade e da causa dessa alopecia cicatricial, a perda de cabelo pode ser gradual ou rápida. Infelizmente, a alopecia cicatricial é geralmente irreversível e pode ser progressiva ao longo do tempo.
Existem também as alopécias não cicatriciais, porém nesses casos os folículos geralmente permanecem intactos. Embora o cabelo possa vir a cair por diversos fatores, em muitos casos o cabelo pode voltar a crescer com um tratamento adequado.
Geralmente as pessoas estão acostumadas com o dermatologista, mas quem realmente vai agir de forma profunda e na raiz do problema é o Tricologista.
Os tratamentos variam para cada tipo de problema capilar. Se você consultar com um tricologista habilitado, poderá receber um diagnóstico preciso e detalhado sobre o seu problema. Geralmente os tratamentos podem incluir tônicos e formulações orais, que são prescritas de forma individualizada. Isso quer dizer que o tratamento é realizado de acordo com os resultados dos exames feitos no dia da consulta e de acordo com os valores obtidos dos exames de sangue, que geralmente são solicitados pelo profissional após a consulta.
A depender do problema, os tratamentos variam de 06 meses à 1 ano, geralmente.
Os resultados vão variar de acordo com algumas situações:
Quando você procura ajuda profissional, você perde menos tempo e as chances de recuperação capilar são muito mais altas. Por isso é super importante você saber qual é o seu tipo de queda de cabelo e saber qual é o melhor tratamento para o seu problema capilar. Lembre-se, tempo é cabelo!
Conversar com +55 48 99954-8407 no WhatsApp