NOSSO BLOG

4 benefícios da oração para o nosso cérebro

A seguir vamos ver algumas mudanças que ocorrem fisicamente quando temos a prática de orar.

1- Aumento reconstrução cerebral – (neuro plasticidade neuronal)

Ações destinadas ao enriquecimento espiritual, tais como orar, meditar e rezar, quando ativadas, causam uma religação de sinapses e fazem com que haja a retomada de neurônios que estavam atrofiados ou inutilizados anteriormente.

É como treinar o cérebro para que consiga fazer essas reconstruções. É um como um treino de um músculo para para desenvolver musculaturas cerebrais .

2- Melhora a concentração e atenção 

Um dos principais dos problemas da nossa geração é ser multitarefas softs skills – “a epidemia de falta de atenção”.

O que acontece quando você ora: o cérebro aumenta a atividade do lobo frontal – e por manter a atenção presa em algo, mantém a concentração e ela fica muito maior. 

3  – Aumenta a nossa felicidade 

O hábito de orar aumenta a atividade do sistema límbico – área das emoções – aumentando numericamente a quantidade de dopamina e serotonina que são os neurotransmissores relacionados à felicidade – parecido com o resultado da ação dos antidepressivos, olha que incrível!!

4- Reduz os níveis de cortisol 

Quem ora tem os níveis de cortisol reduzidos pela metade de que não ora. 

O cortisol, hormônio produzido pela suprarrenal, pode deixar nosso corpo inflamado, baixando níveis de imunidade, bem como propiciando o aparecimento de inflamações crônicas, culminando em dores articulares, e também fazendo o nosso cabelo cair!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!