NOSSO BLOG

Entenda o que é a dermatite seborreia e como acabar com ela.

Quem nunca teve ou conviveu com alguém que apresentava excesso de descamação no couro cabeludo? Camisas pretas e mesas de estudo são testemunhas assíduas deste tipo de inflamação que ocorre comumente nas pessoas!

Vamos conhecer e conversar um pouco mais sobre a dermatite seborreica? Este artigo está recheado de ilustrações e boas informações para você! 😊

Começamos por um conceito:

Dermatite Seborreica: é uma condição inflamatória que ocorre na pele de bebês, adolescentes e adultos, em ambos os sexos, tendo por sintomas característicos a descamação, eritema (manchas avermelhadas) e coceira.

Geralmente seu surgimento ocorre de maneira gradual, provocando uma escamação seca ou gordurosa no couro cabeludo – ou em outra região do corpo. Via de regra, não é acompanhada de queda de cabelo.

Este tipo de inflamação ocorre nas mais diversas fases da vida de uma pessoa, independentente do gênero. Veja alguns exemplos:

Foto 1. Bebê com meses de vida apresentando dermatite seborreica com coloração amarelada.
Foto 2. Mulher jovem com dermatite seborreica saliente, apresentando descamações em tamanhos grandes.
Foto 3. Dermatite seborreica em couro cabeludo de homem adulto.

Nas fotografias acima, pudemos notar também que as dermatites seborreicas ali apresentam algumas variações. Nos casos mais graves, podem surgir inclusive elevações escamosas de cores amarelada a avermelhada. Veja as imagens abaixo.

Foto 4. Couro cabeludo com dermatite seborreica em espessura amarelada considerável.
Foto 5. Imagem contendo criança de colo com dermatite seborreica em um estágio grave da disfunção.

Por que temos dermatite seborreica? Ela é sinônimo de caspa?

Começamos com a segunda pergunta. Caspa é o nome popular da dermatite seborreica quando ocorre no couro cabeludo! Ela está presente em cerca de 40% de brasileiros, sendo uma disfunção capilar muito comum na população.

Com relação às causas, não há estudos mostrando as causas-consequências de modo elucidativo desta disfunção. Entretanto, sabe-se que alterações hormonais, estresse, clima seco e mudanças bruscas de temperatura agravam o quadro. Outro fator comum do brasileiro, principalmente dos que residem no sul do país, é o banho com água muito quente, acompanhado do secador também em alta temperatura. Há um excesso, assim, de estimulação da produção de sebo pelas glândulas sebáceas quando tais condições estão presentes.

Como é possível tratá-la?

Após um diagnóstico feito por um especialista, tanto utilizando o recurso da anamnese (entrevista), quanto de exames realizados no próprio couro cabeludo, é necessário montar a estratégia de tratamento e dar a devida execução.

Um tratamento inicial é realizado com base em reeducação do paciente, a fim de ajeitar princípios básicos de cuidado com os cabelos:

  • Lavar o cabelo mais frequentemente;
  • interromper uso de sprays e demais químicas nocivas ao couro cabeludo;
  • usar chapéus e bonés;
  • evitar shampoos que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos;
  • evitar uso de alimentos gordurosos e bebidas alcoolicas.

Junto com essas alterações dos próprios hábitos do paciente, a especialista há de montar uma estratégia de tratamento própria, podendo conter tratamentos especializados com eficiência no combate a estas oleosidades:

  • Desincruste: é um procedimento de ação eletroquímica com o objetivo de fazer uma ação desengordurante tecidual. O processo remove a gordura acumulada dentro da pele, ajudando na desobstrução dos poros e oxigenando o couro cabeludo.
Foto 6. Instrumento de desincruste sendo aplicado no couro cabeludo.
  • Peeling ultrassônico: recurso utilizado na terapia capilar com a função de higienizar profundamente o couro cabeludo, eliminando as células mortas e o acúmulo de sebo, ajudando na desobstrução dos folículos pilosos. Além disso, têm também o objetivo de oxigenar o bulbo capilar (estrutura da raiz do cabelo).
Foto 7. Aparelho de Peeling Ultrassônico.
  • Vácuoterapia: tratamento no qual é utilizado uma ferramenta de sucção com o objetivo de promover melhorias na circulação de sangue na região trata. Lembra bastante o uso de ventosas, considerando o ato de sugar a pele, ajudando na oxigenação cutânea. Há, também, a desobstrução do bulbo capilar, auxiliando na melhora do quadro na higienização do couro cabeludo.
Foto 8. Instrumento de vacuoterapia.
  • Fotobiomodulação com LED azul: com a utilização dos raios ultravioletas, este procedimento traz diversos benefícios para os cabelos. Dentre eles, o controle de oleosidade, como o combate da dermatite seborreica, considerando sua função antibactericida e antifúngica.
Foto 9. LED azul sendo utilizado em couro cabeludo.

Todos estes cuidados não excluem a necessidade de ver o quadro sobre a perspectiva hormonal e ambiental também. Os problemas capilares decorrem muitas vezes de disfunções ocorridas em outras partes do organismo. A dermatite seborreica também pode estar associada a fatores que não estejam diretamente apenas à estrutura capilar.

Procurar um profissional especializado é de suma importância para reaver a saúde dos seus cabelos e couro cabeludo novamente!

Não deixe para depois! O quanto antes você procurar ajuda, maiores serão as chances de obter um bom sucesso no resultado.

Espero que tenha gostado deste conteúdo! Toda semana, artigos são disponibilizados para informá-los sobre saúde integrativa! 😊

Bibliografia:

  1. Gary W Clark, Sara M Popoe, Halid A Jaboori. Diagnosis and treatment of seborrheic dermatitis. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25822272/. Acesso em 05/10/2022.
  2. https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/coceira-e-dermatite/dermatite-seborreica
  3. Thomas M. Ruenger. Dermatite Seborreica. Última modificação: abril/21. Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/coceira-e-dermatite/dermatite-seborreica. Acesso em 05/10/2022.
  4. Bruna Ribeiro. Peeling Ultrassônico. Disponível em https://espacobrunaribeiro.com.br/peeling-ultrassonico/  Acesso em 05/10/2022.
  5. Follicles – Prevenção e regeneração capilar. Como funciona a vacuoterapia capilar? Disponível em https://clinicafollicles.com.br/vacuoterapia-capilar. Acesso em 05/10/2022.
  6. Drauzio Varella. Caspa (dermatite seborreica). Disponível em https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/caspa-dermatite-seborreica/. Acesso em 05/10/2022.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!