NOSSO BLOG

Quebra e queda de cabelo: entenda quais são as suas causas e saiba como tratar.

No banho, nas fronhas, nas escovas de pentear, nas roupas… vemos fios de cabelo por todo o canto! Às vezes, nos preocupamos com a quantidade e o questionamento vem: será que é normal perder tanto cabelo assim?

A resposta é: depende. Primeiramente, uma pessoa com a saúde capilar saudável perde cerca de 100 fios por dia! Quando uma pessoa com cabelo bastante comprido perde alguns fios de cabelo, dá-se a impressão que uma quantidade significativa de queda está ocorrendo. Porém, pode ser apenas uma falta percepção.

Entretanto, se realmente a quantidade de cabelos que está se soltando, esta é a hora de ligar o alerta!

Vamos conversar um pouco sobre duas disfunções que a princípio são semelhantes, mas, com um leve aprofundamento, vemos que são diferentes no processo de perda capilar.

Quebra de cabelo

Uma das disfunções que ocorrem em nosso couro cabeludo é a chamada quebra de cabelo.

A quebra é caracterizada pelo rompimento do fio na parte externa do couro cabeludo. O fio se desfaz em dois, caindo parcialmente e aparentando uma queda integral da haste.

Veja abaixo uma ilustração simples, porém bastante elucidativa sobre a diferença entre queda e quebra capilar:

A quebra do cabelo geralmente se manifesta em um couro cabeludo com fios secos, espigados e com pontas mais curtas e rígidas. A ponta do fio remanescente fica mais grossa, sendo facilmente reconhecida no próprio toque com as mãos.

Ausência de hidratação e uso inadequado ou excessivo de tratamentos químicos são as causas mais comuns da quebra capilar. Ausências de cuidados no geral, como não pentear ou prender de modo incorreto também são causas de quebra do fio.

Evitar e reduzir a quebra:

O autocuidado com o manuseio dos fios é bastante importante para evitar ou reduzir a quebra existente. Abaixo elencarei pontos importantes para a saúde do fio contra a quebra. Veja:

  • Cuidado e delicadeza no uso de shampoos e condicionadores. Não maltrate seu fio!
  • Não usar ou evitar o máximo possível o uso de chapinhas e demais instrumentos que modificam consideravelmente a natureza do cabelo, por meio do uso excessivo do calor.
  • Evite prender o cabelo quando estiver molhado.
  • Escovar e pentear os cabelos com escovas e pentes macios.
  • Evitar tomar banhos quentes, bem como secar com secador em alta temperatura. Assim agindo, o ressecamento dos fios será evitado.

As dicas acima têm princípios semelhantes: a atenção em não deteriorar seus cabelos; cuidá-los com paciência e bons hábitos.

Recuperação dos fios quebradiços:

Existem diversos tipos de tratamento que visam recuperar o cabelo quebradiço. Velaterapia (procedimento que cauteriza e sana as pontas duplas dos cabelos) e a própria cauterização (processo que envolve lavagem, queratinização e uso de calor para recompor os fios) são opções que existem há anos no mercado. Porém, entendemos que a montagem de um cronograma capilar eficiente tende a dar resultados mais seguros e eficazes para o paciente.

Um cronograma capilar é uma agenda organizada de tratamentos intensivos, intercalando tecnologia, substâncias e o acerto de hábitos que irão hidratar, nutrir e reconstruir a saúde capilar. Uso da aromaterapia (com olhos essenciais), fotobiomodulação e eletroterapia são excelentes tratamentos que auxiliarão bastante na recuperação de cabelos quebradiços.

Queda de cabelo

Quando falamos em queda de cabelo, o buraco tende a ser mais embaixo em relação à quebra. Mas por quê?

A queda de cabelo pode apresentar diversas causas: genéticas, hormonais, nutricionais, ambientais. A listagem dos fenômenos que estão interligados à queda é grande. Vamos ver abaixo um pequeno resumo das principais origens da queda capilar, para termos um breve conhecimento:

  • Genética: por fatores hereditários, podemos estar pré-dispostos a termos alguma disfunção capilar. A mais comum delas, disparadamente, é a alopecia androgenética, tipo de queda de cabelo que emgloba milhões de brasileiros e brasileiras. Embora esses tipos de disfunções não tenham cura efetivamente, existem procedimentos que podem melhorar visivelmente o quadro e postergar a calvície para um momento futuro.
  • Hormônios: mensageiros químicos produzidos pelas glândulas endócrinas, os hormônios regulam diversos órgãos do corpo humano utilizando da corrente sanguínea para circular. Citando alguns exemplos: a tireóide é uma glândula com responsabilidade direta na queda capilar, principalmente nos casos envolvendo o público feminino. Com a ocorrência do hipotireoidismo, podemos ter a presença de depressão, ganho de peso e irregularidade menstrual, contando, por tabela, para o enfraquecimento dos fios.
    Com relação à calvície em si, o hormônio que está diretamente relacionado a esta disfunção são os hormônios andrógenos (hormônios masculinos produzidos por ambos os sexos). A derivação da testosterona, a diidrotestosterona, tem relação direta à queda dos cabelos, quando sua pré-disposição é hereditária.
  • Nutricional: boa alimentação e nutrição são fundamentais para a saúde capilar. Vitaminas como a B6 e a B12, por exemplo, possuem relação direta com o bom funcionamento do tecido capilar. Hidratação diária com quantidade satisfatória para o seu corpo também é de suma importância, ajudando no transporte dos nutrientes até o couro cabeludo. Acompanhamento com nutricionista pode ser uma excelente opção para quem deseja ter uma alimentação equilibrada, visando ter saúde de um modo integrativo, inclusive com cabelos bonitos e saudáveis.
  • Ambiental: o nosso convívio com a natureza e em sociedade pode nos trazerem consequências também em nosso cabelo. Uso excessivo de químicas, chapinhas e outros moduladores do cabelo auxiliam na deteriorização da haste capilar.
    Além disso, ansiedade e desequilíbrio emocional estão também diretamente ligados à nossa saúde capilar. Como exemplo, citamos o Eflúvio Telógeno, que é uma queda capilar devido, principalmente, a bruscos traumas emocionais do indivíduo. Clicando aqui, você verá um artigo que escrevemos mais aprofundadamente sobre isto.

Como pudemos notar, evitar queda de cabelo vai além de tomar medidas mais simples, quando comparamos às vistas na quebra do cabelo. A vida necessita de bastante equilíbrio e fatores genéticos determinantes para que tenhamos pouca queda de cabelo.

Tratamento para queda de cabelo

Escrevemos há poucas semanas sobre as principais terapias capilares para recuperar os fios, ou para conter a calvície dentro do que a genética do paciente permite. Aqui, você poderá ler e se interar!

Além das terapias capilares, há outros métodos. Um deles – e talvez o mais invasivo – seja a realização de um implante capilar, para aqueles casos cujo avanço da calvície já esta bastante avançado.

Procurar um especialista na área deseja e conversar sobre seu problema é bastante importante para retornar com sua saúde capilar, e, por consequência, voltar a ter confiança e auto estima!

 🌷 Gostou do nosso conteúdo? Sempre atualizamos nosso blog para você se informar! 🌷

Fazer link com outra pg do blog.

Bibliografia:

  1. Aleksana Viana. O que é a cauterização capilar, para que serve e como é feita. Disponível em https://www.tuasaude.com/cauterizacao-capilar/. Acesso em 14/10/2022.
  2. Nilton de Ávila Reis. Queda de cabelo por distúrbios hormonais. Disponível em https://clinicadoppio.com.br/hormonios-e-queda-de-cabelo/. Acesso em 14/10/2022.
  3. Juliana Himori. Cabelo quebrado: como recuperar estes fios? Disponível em https://www.justfor.com.br/blogs/cabelo/cabelo-quebrado-como-recuperar-estes-fios. Acesso em 14/10/2022.
  4. Laces and Hair. Quebra de cabelos. Isso acontece com você? Disponível em https://www.lacesandhair.com.br/quebra-de-cabelos/. Acesso em 14/10/2022.
  5. Aneethun. Cabelos quebrados: entenda as causas e tratamento. Disponível em https://blog.aneethun.com/cabelos-quebrados-entenda-as-causas-e-tratamento/. Acesso em 14/10/2022.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!