NOSSO BLOG

Aromaterapia: entenda mais sobre esta terapia capilar a base de óleos essenciais!

No artigo de hoje iremos aprender sobre uma das terapias capilares que vem ganhando um número grande de adeptos nos últimos tempos: a aromaterapia capilar!

Aromaterapia Capilar: também chamada de aromatização capilar, ela é uma técnica que utiliza óleos essenciais e vegetais no couro cabeludo e nos cabelos, trazendo diversos benefícios à saúde capilar. Estes óleos são 100% naturais, funcionando de maneira efetiva e sem maiores contraindicações.

A aromaterapia capilar é um aprofundamento da aromaterapia lato senso – na qual é entendida como uma técnica natural que utiliza óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, visando trazer diversos benefícios à saúde, como aliviar sintomas de ansiedade e depressão, ajudar na insônia e fortalecer as defesas do corpo.

Considerando que nosso objetivo aqui é falar de saúde capilar, trataremos do assunto sob este foco. 😊

Finalidade:

Este tipo de terapia capilar tem por objetivo beneficiar a saúde do paciente de diversas formas. Veja as mais relevantes:

  • Hidratação e nutrição: há essências que estimulam a circulação sanguínea na região, auxiliando o envio de nutrientes contidos no organismo ao couro cabeludo. Além disso, também ajudam na macies e no brilho – justamente por trabalharem para uma maior hidratação e nutrição do couro cabeludo e dos cabelos.
  • Auxílio à cura de algumas patologias: existem diversas doenças do couro cabeludo. A aromaterapia pode ser um recurso importante no tratamento de disfunções. Os óleos essenciais atuam diretamente para o crescimento capilar no caso das alopecias, por exemplo. Dermatites e foliculites também podem ser tratadas com a ajuda da aromaterapia.
  • Odor agradável terapêutico– auxiliando para que o paciente fique tranquilo e receba os estímulos da aromaterapia em seu cérebro (aliviando a ansiedade e a depressão; ajudando na insônia; fortalecendo as defesas do corpo), e harmonizando o organismo como um todo.
  • Equilibra a secreção oleosa: por vezes, as glândulas sebáceas produzem sebo em quantidade desajustada, devido a diversos fatores a depender do organismo do paciente. O uso de óleos essenciais é uma excelente ferramenta para equilibrar a oleosidade capilar.

Principais óleos essenciais e suas funções:

Agora que já temos uma noção dos benefícios da aromaterapia, vejamos os principais óleos utilizados durante as sessões no couro cabeludo e seus respectivos benefícios, fazendo um link dos usos capilar e respiratório:

Óleo essencialBenefício pela respiraçãoBenefício capilar
Alecrim Ajuda no cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e articulares.Estimula o fluxo sanguíneo, auxiliando para o crescimento de fios fortes e saudáveis. Função semelhante ao minoxidil. Além disso, possui ação antifúngica, anti-inflamatória e antibactericida – auxiliando no combate a inflamações e doenças, como irritações e dermatites, por exemplo.  
Foto 1. Alecrim.
Óleo essencialBenefício pela respiraçãoBenefício capilar
Lavanda (alfazema)Possui excelentes propriedades calmantes, sendo utilizada para tratar a ansiedade e a insônia, por exemplo.Tem função calmante no couro cabeludo.  Ajuda a promover o crescimento do fio, além de auxiliar na prevenção  e eliminação de de micróbios, piolhos e inflamações.
Foto 2. Lavanda.
Óleo essencialBenefício pela respiraçãoBenefício capilar
Melaleuca Têm propriedades purificantes, com utilização também na pele e unhas (além do cabelo). Propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias.Também possui função calmante no couro cabeludo. Além de conter propriedades que são aproveitadas também pela respiração (quadro à esquerda), é bastante eficaz contra a dermatite seborreica, queda de cabelo e irritações.
Foto 3. Melaleuca.
Óleo essencialBenefício pela respiraçãoBenefício capilar
Hortelã-PimentaAuxilia na percepção do fluxo de ar na cavidade nasal; agindo também como descongestionante e expectorante, bactericida, antisséptico. Auxilia contra enjoos e facilita a digestão. É um calmante natural.Excelente para o crescimento capilar, auxiliando o fluxo sanguíneo.
Foto 4. Hortelã-pimenta.
Óleo essencialBenefício pela respiraçãoBenefício capilar
CedroÉ considerado um importante tônico respiratório, com função anti-inflamatória. Além disso, ajuda a suavizar a tosse e outros sintomas de resfriados.Auxilia na melhora do fluxo sanguíneo, agindo na melhora da nutrição do cabelo, estimulando o crescimento de novos fios. Seu uso também traz maciez e brilho para o cabelo.

Foto 5. Cedro.
Óleo essencialBenefício pela respiraçãoBenefício capilar
TomilhoSeu uso é benéfico contra uma série de problemas de saúde: estresse, a fadiga, dor de cabeça, sinusite. Outrossim, tem função de fortalecedor do trato digestivo.Melhora a oxigenação dos folículos, estimula o crescimento saudável dos fios e a diminuição excessiva da queda de cabelo.
Foto 6. Tomilho.
Óleo essencialBenefício pela respiraçãoBenefício capilar
Erva doce ou funchoEste óleo apresenta benefícios interessantes para a saúde. Desperta o apetite, além de diversas funções, tais como antisséptico e expectorante.Tem função oxidante, protegendo os fios dos radicais livres. Apresenta também efeitos calmante e refrescante, preservando a oleosidade natural do fio.

Foto 7. Erva doce ou funcho.

A utilização dos óleos essenciais na terapia capilar se faz juntamente com óleos vegetais, nos quais apresentam uma quantidade significativa de óleos graxos, atuando como emolientes. Os óleos essenciais não devem ser usados puros na pele. Ou seja, há uma mistura destes óleos para que haja uma aplicação saudável no couro cabeludo. Óleo vegetal de semente de uva é um excelente exemplo utilizado na terapia capilar.

Desta forma, pudemos observar a importância da aromaterapia e como ela é utilizada nas sessões de terapia capilar. Seus benefícios estão sendo cada vez mais valorizados pelos profissionais da saúde e apreciadores da saúde integrativa.

🌻 Espero que tenha gostado desta postagem feita especialmente pra vocês! 🌻


Bibliografia:

  1. Redação Ahoaloe. Aromaterapia: qual a diferença entre óleo essencial e óleo vegetal? Disponível em https://ahoaloe.com.br/aromaterapia-qual-a-diferenca-entre-oleo-essencial-e-oleo-vegetal/, acesso em 10/11/2022.
  2. Cleber Barros. Óleo essencial e óleo vegetal: principais diferenças e aplicações P&D de cosméticos. Disponível em https://www.cleberbarros.com.br/oleo-essencial-e-oleo-vegetal, acesso em 10/11/2022.
  3. Alexsandra Nascimento e Ana Carla Koetz Prade. Aromaterapia: o poder das plantas e dos óleos essenciais. Publicação do ObservaPICS, nº 2 – 2020.
  4. Manuel Reis. Aromaterapia: para que serve e como usar óleos essenciais. Disponível em https://www.tuasaude.com/aromaterapia, acesso em 10/11/2022.
  5. TricoMaster – medicina capilar. Terapia com Óleos Essenciais. Disponível em https://tricomaster.com.br/terapia-capilar/. Acesso em 10/11/2022.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!