NOSSO BLOG

Minoxidil: por que este fármaco é tão popular para queda de cabelo? E afinal, funciona mesmo?

Quando navegamos pelas redes sociais ou no próprio navegador, mesmo sem estarmos buscando soluções para queda de cabelo, a propaganda do Minoxidil aparece à reveria!

Considerando que a calvície e outras disfunções capilares são problemas comumente constatados nas mais diversas faixas etárias e classes sociais, o Minoxidil tem aparecido nas redes para solucionar este estigma – e em preços bem acessíveis.

Mas afinal, já que está tão popularizado este fármaco, significa que seu resultado realmente apresenta eficácia? A resposta é depende.

Vamos por partes.

O Minoxidil é uma substância cuja função primária é a de promover vasodilatação sanguínea de modo eficaz. Com estudos e relatos ao longo das últimas décadas, foram descobrindo a ação desta substância contra a queda de cabelo para casos iniciais de calvície, de modo a retardar este processo.

Concluímos, portanto, o seguinte: o Minoxidil não tem eficácia para casos que não estejam em fase recente de queda de cabelo. Mas como saber o estágio da calvície que a pessoa se encontra naquele momento?

 ➔ Estágio da calvície

Por meio de exames e anamnese (entrevista completa para conhecer o paciente) pode-se averiguar o estágio em que a pessoa se encontra diante da calvície, analisando todo seu contexto de vida, tal como genética, hábitos, hormônios e análises in loco do couro cabeludo.

No exame de Tricoscopia, realizado por meio de um tricoscópio (cuja função é ampliar a imagem significativamente em uma tela), podemos analisar a estrutura do orifício folicular. Ao verificarmos que nesta área não consta mais a presença do fio de cabelo, com um quadro de destruição do folículo por meio de inflamação, podemos concluir que ali não haverá mais crescimento das hastes capilares, ocorrendo a fibrose do local, infelizmente. Esta explicação se refere à alopecia em estágio cicatricial.

Assim, por consequência, o uso do Minoxidil certamente não será eficaz nesses casos. O uso deste fármaco poderá ter resultados é na fase inicial de calvície, quando o cabelo ainda tem condições para se desenvolver e crescer.

 ➔ Minoxidil como solução para queda de cabelo

Homens com quadro recente de calvície (alopecia androgenética) podem apresentar melhoras no quadro da queda de cabelo com o uso do minoxidil.

Quanto ao mecanismo de sua ação no organismo, por incrível que pareça, é incerta uma conclusão de como ocorre. Os estudos já realizados apresentam poucas respostas sobre seu papel no organismo. Mas certo são os efeitos colaterais que esta substância vasodilatadora apresenta: crescimento dos cabelos! Os ciclos de crescimento dos fios são modificados, acelerando o desenvolvimento do fio na fase telógena (de repouso) para a anágena (de crescimento), devido à atuação no Minoxidil por meio dos canais de potássio.

Além da aceleração no crescimento capilar, é também sabido que a medicação aumenta o diâmetro do cabelo. Mesmo com tais benesses, a cura da calvície infelizmente não será atingida.

 ➔ Do uso

Citaremos aqui o uso referenciado na bula do medicamento (lembre-se que o uso devido deve ser realizado de acordo com o profissional especializado).

É preciso destacar que não deve ser consumido de modo oral, embora alguns profissionais indiquem em pequenas quantidades. O uso deve ser tópico, diretamente no local.

Cada mL da substância Minoxidil 5% contém 50mg, respectivamente.

O modo de usar vai de acordo com o caso em concreto. Mas, majoritariamente, aplica-se 1 mL de Minoxidil no couro cabeludo, especialmente nas áreas mais rarefeitas e arredores, duas vezes ao dia. O uso de massagem no local é aconselhável para uma melhor absorção.

Para lavar os cabelos novamente, indica-se esperar ao menos quatro horas.

 ➔ Do resultado

O principal resultado conferido com o uso do Minoxidil é o aumento total dos fios contidos na fase anágena (de crescimento), a partir dos primeiros noventa dias de uso.

Havendo uma estratégia feita por um profissional Tricologista, o uso dessa substância pode auxiliar no controle da calvície, por meio do crescimento dos fios de cabelo.

Os tratamentos realizados com o fim de evitar a queda de cabelo variam muito de pessoa para pessoa. Para isso, é necessário estudar com afinco o paciente, tanto sua rotina, como suas características hormonais e hereditárias.

Sem dúvidas que um acompanhamento profissional, onde o Tricologista insira o Minoxidil como um dos recursos a serem utilizados, serão importantes na luta contra a calvície em seus níveis iniciais, ou até mesmo intermediários, a depender das características que o paciente apresenta para um melhoramento do quadro.

 ➔ Conclusão

Embora o Minoxidil tenha função no crescimento de pelos, apostar nesse medicamento como uma solução para a calvície é uma conclusão equivocada. A alopecia androgenética é um processo contínuo de perda capilar, geralmente iniciado, nos casos masculinos, nas entradas laterais frontais do couro cabeludo, ou na região da coroa.

O modo correto e seguro de usar o Minoxidil primeiramente é aquele aconselhado pelo profissional competente. Em segundo lugar, este fármaco necessita ser usado com inteligência. Via de regra, sua utilização será potencializada com outros recursos de terapia capilar, tais como LED vermelho, microagulhamento e eletroterapia (alta frequência), procedimentos esses que auxiliam e muito o crescimento capilar, além de sua fortificação e nutrição.

De um modo integrativo, o Minoxidil auxiliará bastante na contenção da queda capilar, mesmo nos casos genéticos. Falar em cura seria utópico, infelizmente. Porém, utilizar este fármaco, em um plano eficaz e em conjunto com outras ferramentas importantes, pode trazer resultados satisfatórios no retardamento da calvície e no crescimento dos fios de cabelo. Esta é uma conclusão que fazemos a partir de tratamentos já realizados aqui na clínica e inclusive registrados pela literatura tricológica.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!