NOSSO BLOG

Qual o papel das argilas no tratamento dos nossos cabelos?

No andar de nossa vida, ficamos propensos a diversas doenças e outros problemas no couro cabeludo.

Para nosso alívio, existem inúmeras ferramentas que podemos utilizar na ajuda da recuperação de nossa saúde capilar. Uma delas, por mais curioso que possa ser, é o uso de argilas.

Argilas são materiais orgânicos compostos por diversas substâncias encontradas na natureza, tais como como ferro, zinco e outras que possuem funções regenerativas importantes no organismo humano, além de diversos minerais contidos no solo, tais como cobre, cobalto e alumínio.

Usados como meio de desintoxicação da pele, as argilas são utilizadas também no couro cabeludo, sendo importantes para funções cicatrizantes e antiflamatórias.

Vamos conhecer as principais argilas utilizadas na terapia capilar?

  • Argila Verde: além de ser a mais conhecida entre as argilas terapêuticas, é a que possui mais elementos, como cálcio, potássio e fósforo.
    Apresenta diversos papeis importantes para nosso organismo, propiciando funções antissépticas, antibactericidas, analgésicas e cicatrizantes.

Dentre as argilas terapêuticas, é a que possui maior eficácia para peles com oleosidade significativa e acnes, pois apresenta função secante e anti-inflamatória, regulando com eficácia a produção sebácea – ajudando, por consequência, no controle da caspa.

Sem dúvidas é uma excelente opção para ajudar na regeneração e limpeza dos cabelos que passaram por processos de alisamento e químicas fortes, considerando suas propriedades de desintoxicação capilar.

Além de ser utilizado no couro cabeludo, ela também pode ser usada no rosto, promovendo uma limpeza profunda e ativando a circulação sanguínea, inclusive auxiliando no desaparecimento de olheiras e bolsas. Ou seja, é uma ótima opção para a pele em geral!

  • Argila Branca: utilizada desde os tempos primórdios das civilizações gregas e egípcias, a argila branca possui características mais leves e suaves que as outras. Rica em silício e alumínio, esta substância tem poder de reestruturar os fios mais danificados pela exposição a químicas capilares devido à função de auxiliar na oxigenação das áreas congestionadas, regulando o processo de queratinização do couro cabeludo.

Além disso, apresenta função de regular o ph do couro cabeludo, além de nutrir e hidratar a estrutura capilar como um todo. Além do mais, assim como a argila verde, tem função de controlar o excesso de oleosidade do couro cabeludo.

Válido ressaltar também que a argila branca possui função rejuvecedora! Aqui abrimos um pequeno parêntese para citarmos o tratamento facial. A produção de colágeno e elastina é estimulada com o uso dessa substância no rosto, influenciando na amenização das marcas e linhas de expressão faciais.

  • Argila Preta: a escurinha entre as argilas apresenta um elevado valor de titânio e alumínio. Ela é responsável por auxiliar na ativação da circulação e também no processo de renovação das células capilares.

Considerando seu alto poder de intensidade nos tratamentos capilares, a argila preta também possui efeito cicatrizante, desintoxicante, antiflamatório, além de combater a queda de cabelo senil – aquela provocada de modo mais natural e comum ao longo do envelhecimento.

Utilizada com frequência também em tratamentos faciais, esta argila é sucesso nos salões e terapias faciais devido a suas multifunções na pele humana.

Por fim, ressaltamos que para o bom uso das argilas, seja na região cutânea, ou no couro cabeludo, é necessário umedecer a região e não deixar a substância secar na pele! Quando ocorre o processo de secagem, a argila deixa de fornecer seus minerais e demais nutrientes, resultando na perda das propriedades durante a má execução do procedimento. Dessa forma, é necessário estar sempre de olho no modo de usar e não se distrair para que a argila mantenha sua consistência umedecida.

Assim, pudemos aprender um pouco mais sobre o papel da argila em nosso couro cabeludo e as principais usadas pela terapia capilar. Gostou deste conteúdo?  Aqui no Blog da Cabelo e Saúde temos muitos outros conteúdos para você! Nos acompanhe!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!