NOSSO BLOG

O que é a terapia capilar? Ela pode dar um fim a minha queda de cabelo?

A terapia capilar é uma área dentro da tricologia com a função de estudar e aplicar tratamentos de restauração e manutenção da saúde capilar. Nela o paciente é tratado com metolodologia não invasiva ou pouco exposta a dores durante as sessões.

Para fins didádicos, a Tricologia (do grego thricos, “cabelo”; logia, “estudo”) é o ramo da ciência que trata dos pelos ou cabelos, com a função de solucionar diversos problemas capilares.

Quedas de cabelo, afinamento dos fios, cuidado de patologias, redução de agressões ao cabelo, dermatites, alergias… o rol de disfunções que podem ser tratadas por meio da terapia capilar é bastante amplo.

Por se tratar de um tratamento com princípio integrativo, profissionais de áreas diferentes podem ser competentes para tratar a saúde do cabelo do paciente, cada um com sua função e responsabilidade respectivas. Para se ter uma ideia, o próprio cabelereiro que trabalhe no desenvolvimento da saúde capilar, saindo do ramo meramente estético, pode ser designado tricologista – dentro das suas habilidades e conhecimento do assunto. Além disso, farmacêuticos, químicos, biomédicos e médicos também são profissionais que designados como tricologistas quando têm por função o cuidado com a saúde capilar.

O terapeuta capilar utiliza métodos naturais e pouco invasivos nas sessões, utilizando variados tipos de tratamento, com substâncias naturais e tecnologia especializada.

Vamos ver abaixo os recursos predominantemente usados na terapia capilar atualmente – classificando de duas formas distintas e complementares:

RECURSOS NATURAIS:

  • Argilas: já tratadas aqui no blog de maneira mais aprofundada, as argilhas são materiais orgânicos compostos por diversas substâncias encontradas na natureza, com função regenerativa importantes na pele humana, além de realizarem importante desintoxicação cutânea. São três as mais utilizadas: branca, verde e preta. A primeira apresenta características mais suaves, utilizadas na reestruturação dos fios mais danificados e também regulam o ph do couro cabeludo.
    A verde é a mais conhecida, possuindo funções cicatrizantes e antioleosidade, regulando com eficácia a produção sebácea. Por fim, a preta é responsável por auxiliar a circulação sanguínea na área utilizada, bem como no processo de renovação celular.
  • Aromaterapia: aqui são utilizadas essências botânicas da natureza diretamente no local da disfunção capilar, a fim de ajudar na recuperação do problema. A depender do que se trata, óleos diferentes podem ser utilizados. Por exemplo, no caso de queda capilar, essência de café ou mentol são interessantes para o crescimento do fio. Para couro de cabelo inflamado, essência de lavanda ou funcho é uma boa escolha para acalmar a região.
  • Tônicos capilares: são um composto de substâncias com propriedades nutritivas para os cabelos, com o objetivo de auxiliar na recuperação e fortalecimento dos fios. A depender de sua composição, pode realizar diferentes funções, assim como os óleos essenciais. O tônico pode ter função de auxiliar no crescimento, prevenir queda, reduzir oleosidade, combater a dermatite seborreica, entre outros importantes papeis.
  • Shampoos terapêuticos: foram desenvolvidos com a função de limpar e nutrir os cabelos e o couro cabeludo, de modo a tratar com especificidade o caso do paciente de acordo com sua disfunção. Couros cabeludos sensíveis e com excesso de oleosidade são casos bastante tratados com este tipo de shampoo.

TECNOLOGIA ESPECIALIZADA:

  • Fotobiomodulação: é um processo de irradiação de luzes no couro cabeludo visando estimular o crescimento do fio e sua reestruturação tecidual, a reparar os danos sofridos ao longo do tempo. São utilizados nesta terapia os LEDs, o laser e o infravermelho. De acordo com a dosimetragem do comprimento da onda, potência, energia e tempo de exposição, esses tratamentos darão resultados diversos a depender da disfunção do paciente.
  • Eletroterapia: dentre os instrumentos que abrangem este tipo de terapia, a clínica cabelo e saúde utiliza a alta frequência, que é uma tecnologia com função de gerar correntes elétricas buscando fortificar e reconstruir a estrutura capilar. Além disso, este recurso ajuda também no efeito térmico do couro cabeludo, auxiliando na vasodilatação local – normalizando o transporte do oxigênio às células do cabelo, propondo uma melhor circulação sanguínea. Aumento do brilho e crescimento capilar são outras características importantes da alta frequência.
  • Vacuoterapia: é um tratamento no qual uma sucção age diretamente no couro cabeludo, a fim de desobstruir os poros da pele, retirando o excesso de sebo, resíduos químicos e demais sujidades do couro cabeludo. Este recurso é bastante importante na higienização mais aprofundada do couro, removendo as impurezas ali presentes e auxiliando na vasodilatação local.
  • Microagulhamento: é uma técnica cuja função é melhorar a circulação e criar um estímulo inflamatório no local, facilitando a penetração de substâncias no couro cabeludo chegando até o folículo piloso. O microagulhamento é feito com uma caneta elétrica, com uma ponteira estéril. Essa ponteira é responsável por fazer pequenos furos na pele, cada um com até dois milímetros. Essa profundidade garante mais segurança no processo e diminui os riscos de complicações. As melhorias consistem principalmente no crescimento e engrossamento do cabelo.
  • Intradermoterapia: falaremos dela aqui para fins de conhecimento, sem adentrar no mérito de ser ou não uma terapia capilar à risca, devido à sua competência destinada à área médica e biomédica. A intradermoterapia é um tratamento no qual se aplicam substâncias ativas diretamente no couro cabeludo, a fim de controlar a queda de cabelo, bem como estimular a nutrição e crescimento de novos fios.
    Também conhecida como mesoterapia, a aplicação é feita por microagulhas, com a injeção de vitaminas e medicamentos específicos para o crescimento e fortificação capilar. Nesta terapia, busca-se bastante a neutralização da di-hidrotestosterona (DHT), que é o hormônio responsável pelo caimento dos folículos capilares.
    Há certa semelhança com o microagulhamento pelo uso de pequenas agulhas durante a sessão. Porém, na intradermo, a agulha atinge um perfuramento um pouco maior, levando, com o uso de seringa, a substância diretamente para a região subcutânea. No microagulhamento, via de regra as perfuraçõezinhas se fazem em momentos distintos – primeiro usa-se a caneta, após aplica-se a substância, para ajudar o couro cabeludo na absorção).

Assim, podemos ver que há diversos recursos disponíveis na terapia capilar para fortificar o couro cabeludo e evitar a queda de cabelo.

Considerando quadros de alopecia androgenética, cuja queda de cabelo tem relação direta com a hereditariedade, o retorno das hastes capilares, com o auxílio da terapia capilar, varia de acordo com diversas características únicas do caso, como por exemplo o nível de avanço da disfunção, bem como os hábitos e os níveis hormonais do paciente. De todo modo, num viés generalista das doenças no couro cabeludo, as terapias capilares são excelentes recursos para dar manutenção ou recuperar a saúde dos cabelos.

Espero que tenha gostado deste conteúdo! Até breve! 😀

Bibliografia:

  1. Kédima Nassif. Quais os benefícios da Terapia Capilar? Disponível em: https://kedimanassif.com.br/quais-os-beneficios-da-terapia-capilar/#:~:text=A%20terapia%20capilar%20%C3%A9%20um,quadro%20de%20diversas%20patologias%20capilares. Acesso em 17/09/2022.
  2. Dayene Hostyn. Terapia Capilar: Saiba o que é, como funciona e quando é indicada. Disponível em  https://www.hsmed.com.br/terapia-capilar-entenda. Acesso em 17/09/2022.
  3. Gina Matzenbacher. Tricologia. Disponível em: https://www.clinicaleger.com.br/tratamento/tricologia/#:~:text=Tricologia%20%C3%A9%20a%20%C3%A1rea%20da,psor%C3%ADase%2C%20cabelo%20oleoso%20e%20ressecado. Acesso em 17/09/2022.
  4. Pedro Ballejo e Franciele Madeira. Qual o papel das argilhas no tratamento dos nossos cabelos. Publicado em setembro de 2022. Disponível em https://cabeloesaude.com.br/qual-o-papel-das-argilas-no-tratamento-dos-nossos-cabelos/. Acesso em 16/09/2022.
  5. Luciane Pisanelli. Terapia Capilar com Óleos Essenciais. Disponível em https://tricomaster.com.br/terapia-capilar/ Data de acesso: 17/09/2022
  6. Tricap – Terapia Capilar & Micropgimentação. Disponível em https://tricapbh.com.br/aromaterapia-capilar/. Acesso em 17/09/2022.
  7. Blog Ibramed. Entenda tudo sobre fotobiomodulação e como utilizar. https://ibramed.com.br/2021/04/22/entenda-tudo-sobre-fotobiomodulacao-e-como-utilizar/. Acesso em 17/09/2022.
  8. Marcelle Pinheiro. Vacuoterapia: o que é, para que serve e como é feita. Publicava em janeiro  de 2022. Disponível em https://www.tuasaude.com/vacuoterapia/#:~:text=A%20vacuoterapia%20%C3%A9%20um%20tratamento,e%20a%20flacidez%2C%20al%C3%A9m%20de. Acesso em 17/09/2022.
  9. Daniela Figueiredo. Microagulhamento capilar. Disponível em https://dradanielafigueiredo.com.br/microagulhamento-capilar-bh/. Acesso em 17/09/2022.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!